

Commodities: São matérias primas que são usadas para produção de bens e serviços e que tendem a ser iguais entre si, ou seja, são iguais independentemente de quem seja o produtor. Existem 3 principais tipos de commodities: energéticas, como o petróleo, gás natural e carvão; metais, como o ouro, o cobre e a prata e agrícolas como o trigo, o milho e o café. O preço das commodities é influenciado pela oferta e procura, sendo afetada por fatores económicos, geopolíticos e climáticos.

Dinheiro: O dinheiro é o ativo com maior liquidez e menor risco, mas também com retorno baixo. Geralmente, quanto maior for a possibilidade de perda de dinheiro, maior é a possibilidade de retorno.
Imobiliário: A classe de ativos preferida pelos portugueses, consiste na venda e aluguer de imóveis para arrendamento e na compra de títulos de fundos imobiliários. Fornece um rendimento regular e funciona como proteção contra a inflação.

O que importa é diversificar o nosso capital entre várias classes de ativos para maximizámos o retorno e minimizamos o nosso risco.


