3 min

A tua primeira aula de Investimentos: O que são classes de ativos?

“Investir não precisa de ser um bicho de sete cabeças: conhece as principais classes de ativos e começa a construir o teu futuro financeiro

FinZ Team
FinZ Team
8 de janeiro de 20265
Durante muito tempo, investir foi considerado algo complicado e acessível apenas para pessoas com muito dinheiro. A FinZ quer mudar isso e ajudar os portugueses a entenderem melhor como investir. Para começar, é importante saber o que são classes de ativos. As classes de ativos são grupos de investimentos que têm o mesmo nível de risco e de retorno. Existem várias classes de ativos, mas as principais classes de ativos são as que vamos explorar agora:
Ações: Ao comprares uma ação, estás a comprar uma pequena fatia de uma empresa. Numa ação existem várias formas de ganhar dinheiro; a principal é quando o preço de uma ação sobe, o valor do teu portfólio aumenta. Se a empresa tiver bons resultados, pode ocasionalmente pagar parte dos seus lucros aos acionistas na forma de dividendos. Além disso, a empresa pode comprar de volta as suas ações, reduzindo assim o seu número em circulação e assim aumentando o valor das tuas ações.
Imagem do artigo
Obrigações: As obrigações são dívida emitida pelos estados ou pelas empresas. Quem compra uma obrigação recebe juros periódicos, chamados cupões, até à maturidade do título, que é quando o capital inicialmente investido é devolvido. Os tipos mais comuns de obrigações são obrigações de empresas e obrigações estatais, como os Certificados de Aforro. As obrigações são consideradas, por norma, menos arriscadas do que o investimento em ações.
Imagem do artigo

Commodities: São matérias primas que são usadas para produção de bens e serviços e que tendem a ser iguais entre si, ou seja, são iguais independentemente de quem seja o produtor. Existem 3 principais tipos de commodities: energéticas, como o petróleo, gás natural e carvão; metais, como o ouro, o cobre e a prata e agrícolas como o trigo, o milho e o café. O preço das commodities é influenciado pela oferta e procura, sendo afetada por fatores económicos, geopolíticos e climáticos.

Retirado de: https://www.correiasmercurio.com.br/o-que-sao-commodities/
Retirado de: https://www.correiasmercurio.com.br/o-que-sao-commodities/

Dinheiro: O dinheiro é o ativo com maior liquidez e menor risco, mas também com retorno baixo. Geralmente, quanto maior for a possibilidade de perda de dinheiro, maior é a possibilidade de retorno.

Imobiliário: A classe de ativos preferida pelos portugueses, consiste na venda e aluguer de imóveis para arrendamento e na compra de títulos de fundos imobiliários. Fornece um rendimento regular e funciona como proteção contra a inflação.

Fonte: Jornal Público
Fonte: Jornal Público

O que importa é diversificar o nosso capital entre várias classes de ativos para maximizámos o retorno e minimizamos o nosso risco.

Partilhar: